Nombre o seudónimo
ANA CAROLINA DE MOURA DELFIM MACIEL
Edad
49
Género
Femenino
Nacionalidad
BRASILEIRA
Institución de Educación Superior
UNICAMP
Cuéntanos tu versión de la cuarentena, ¿cómo la sobrevives?
Estou na companhia de meus 2 filhos (16 anos e 8 anos) e de meu marido (58 anos). Moramos em São Paulo-Brasil mas estamos passando o isolamento na casa de minha mãe (82 anos) que vive sozinha em uma pequena cidade no interior Minas Gerais.
Sobrevivo trabalhando remotamente e me ocupando de serviços domésticos, de cuidados com meus familiares e cachorros. Não saímos de cada para nada, exceto um eventual passeio de carro quando apenas nos deslocamos para vislumbrar a paisagem, sem sair do veículo. Considero um privilégio pois temos um lindo jardim com muitas plantas e aves.
¿Cómo podrían las universidades crear redes de solidaridad y apoyo para sus comunidades y sus sociedades, a partir de esta experiencia y nueva manera de entender las relaciones?
Acredito que com iniciativas tais como essa ou seja, criando um espaço para compartilhar vivências do enclausuramento numa perspectiva humanista. Além das exigências cotidianas do trabalho acadêmico e administrativo, ceder espaços para que cada um possa se expressar como enfrenta esse momento particular e delicado da história da humanidade. Sabemos que estávamos imersos em ambiente de trabalho pautados em relações equivocadas, competitivas e desumanas. Temos hoje um novo paradigma se instaurando a custa de uma tragédia em escala global, diariamente enfrentamos dados sobre a fugacidade, e a fragilidade, da vida. Creio que isso deve contribuir positivamente para um ambiente universitário mais humanizado e mais acolhedor.